quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Estágio Algodonales Outubro 2010




Para fechar o ano de 2010 fomos no nosso já tradicional estágio do 5 de Outubro até Algodonales.
Tivemos uma participação elevada com 12 pessoas presentes e mais alguns que não aceitámos para conseguir manter os níveis de segurança e de qualidade de ensino que prezamos.

A viagem fez-se bem (tirando o atraso do Max que nos fez esperar quase uma hora...e nem pagou nenhuma canha!). Muitos pilotos novos a participa rpela primeira vez num estágio nosso pelo que a expectativa era grande. A confiança sobre a meteo era muito baixa da parte dos pilotos mas o nosso conhecimento do local e a análise das previsões revelaram-se correctas e voou-se 3 dos 4 dias com condições muito variadas.

No sábado mantivemos o programa normal e o Alex foi o único que conseguiu voar da descolagem SW porque o vento ficou muito forte.



Depois os pilotos voaram da descolagem W com algum vento e térmica bastante derivada. A aterragem estava bastante turbulenta e foi um tratamento de choque para o primeiro dia. O Yannick não descolou e a auto-confiança estava bem em baixo....





Ao final da tarde a restituição permitiu que toda a gente andasse a passear pelo vale com umas térmicas largas e suaves de +1. O Yannick desforrou-se e andou a enrolar com os abutres durante imenso tempo. A moral melhorou...




No final do dia todos estavam contentes.



No domingo a previsão acertou e tivemos 100% de cobertura de nuvens e vento forte. Fomos fazer um passeio cultural às cidades que andávamos a querer visitar desde 2005 e nunca tínhamos conseguido porque voamos sempre todos os dias em Algodonales! Que chatice!

Primeira paragem em Zahara. A cidade tem um castelo que foi construído no cimo de um rochedo e as casas abraçam o castelo. Existem espécies muito estranhas no meio das árvores...






Ainda fomos a Ronda, Setenil e ver a Anta do Miguel Roque (uma coisa indescritível...só mesmo o nosso amigo para nos levar a ver coisas tão fantásticas...).



Após mais um belo jantar a aula teórica foi bem discutida e ao fim de 3 horas todos estavam bem atentos e despertos...depois claro que marrecam!


Na segunda o dia amanheceu com nuvens e tecto baixo que foi subindo. Voamos da descolagem N .



O António Barreto foi o primeiro a andar a lamber a nuvem, seguido mais tarde de vários pilotos que experimentaram a sensação de andar nas barbas das nuvens. O medo de ser sugado era grande e tivemos que literalmente obrigar os pilotos a ser sugados pela nuvem para enfrentarem o "bicho papão".


Claro que afinal era apenas um Adamastor sem força...Mas permitiu que se iniciassem no treino das espirais. O Max entusiasmou-se e andou a ver nevoeiro durante uns minutos até ter tido o melhor momento da sua curta vida de piloto e descobrir novamente que a terra existia!



Para aterrar o Miguel e o Teotónio espiralaram e quando chegaram ao chão...bem...digamos que estavam meio brancos...eh, eh. A voz no rádio abusou um bocado deles...



Na segunda tivemos um dia sem vento típico de Algodonales. Tivemos assim direito a uma panóplia de condições fantástica que permitiu que todos treinassem diferentes tipos de voo e descolagens.


O Tomás enrolou a sua primeira térmica a sério com direito a uma bela subida e com uma bela descolagem. O Leonel fez um brilharete e, após ter treinado e ouvido bem os conselhos na teoria, esteve quase 2 horas a enrolar (até lhe doíam as mãos quando aterrou) e fez o melhor voo de sempre indo até ao tecto. Para quem nem sabia enrolar nada quando chegou não se pode queixar.


O Alex fez uma pequena distância com muito suor e esforço seguido de perto pelo Adalberto. Pena que pelo meio da viagem o Adalberto não continuasse porque achou que estava a descer muito. Para este sr. voador distância só se for sempre a subir...vamos ter de lhe comprar um motor! Mais a sério, fez um bom voo em condições bem turbulentas. O Lérias bem lutou mas Eolo não estava com ele.



Em 2011 há mais...


Um comentário:

  1. Sim Senhor, temos pilotos então, sangue "novo" e "velho" também...eheh
    Estes estágios e "voos em grupo" são a melhor coisa a fazer, para ganhar confiança, "insultar" alguns medos, e conhecer-mo-nos melhor enquanto pilotos, criando naturalmente, e mtas vezes sem nos apercebermos, bases sólidas para tomar decisões, decisões essas que depois ditam a qualidade e "quantidade" dos nossos voos.
    Como habitualmente,....sempre em segurança, e...
    com um sorriso de orelha a orelha....eheheh
    e a história das cervejas fresquinhas ?
    quem é o gaijo ? hem!!

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