sábado, 6 de agosto de 2011

Linhares - Julho 2011






No último fim-de-semana de Julho a APVLS decidiu organizar uma saída de voo em térmica com o apoio técnico da Espiral.


As previsões apontavam para dois bons dias de voo em Linhares. O grupo de 11 pilotos prometia pela diversidade e pela diferença de expectativas e de níveis de voo. A realidade não ficou atrás...



No sábado os primeiros voos revelaram que muitos dos pilotos que temos vindo a formar estão com o Kit de unhas bem afiado e sabem já voar em térmica melhor que os veteranos. O Diogo mostrou a todos (como aliás é seu hábito) como se enrola e se deixa todos lá bem abaixo. O resto da malta portou-se bem. Pena que as voltas a enrolar fossem tantas que tivemos direito a ver o pequeno almoço sair em pleno ar da barriga da nossa mais nova esperança...mais não digo!


Da parte da tarde as condições ficaram mais duras e o tecto teimava em não passar dos 1500 metros com bastante turbulência. Só o João Silva resistiu e andou a levar pancada durante mais de 2 horas...Eu fiz orelhas e fui comer uma sandes ao Ti Mimoso que já estou velho para estas andanças.





No final do dia a restitiução esteve muito boa e deu para todos andarem a descontrair e a treinar suavemente as suas capacidades de enrolar. Eu e o Alex fizemos um belo bilugar para estrear a nova menina da Espiral em térmica. Muito bom.


Após um belo jantar (algo barulhento mas com o nosso amigo Cota de outra forma seria sem graça...) e uma noite bem dormida (para alguns) o domingo prometia.


O voo da manhã estava muito melhor e todos conseguiram enrolar bem. Ainda houve um piloto que decidiu ir beber água à fonte sem passar pela aterragem mas isso era porque estava um calor dos diabos..eh eh.


No segundo voo decidimos por a maltinha a fazer uma pequena distância. Subimos até aos 1700 e a inversão não nos deixou passar. A caminho da Guarda foram ficando pelo caminho todos os 6 que se aventuraram. Eu e o António acabamos numa bela aterragem a comer umas bifanas com a excelente recolha do Cota. Um voo trabalhoso e que permitiu perceber bem os erros e as vantagens das diferentes estratégias do voo em distância.


Para terminar em beleza Linhares brindou-nos com uma das melhores restituições de que me lembro. Subia-se por todo o lado até 400 metros acima da descolagem. Dava para ir ao castelo e voltar facilmente, fazer top-landings, tudo muito fácil.


Um bom fim de semana com uma companhia literalmente de avoados...muito divertido e a repetir. Se não acreditam vejam estas duas fotos das aves raras que estavam na descolagem:


Um comentário: